quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O EDUCADOR
O profissional de Educação Infantil vem, durante a sua trajetória, experimentando diferentes exigências em relação à sua atuação. Essas mudanças vêm sendo feitas devida às determinações sociais das instituições de atendimento infantil.
Atualmente, as finalidades da Educação Infantil apontam para uma visão de conjunto em que as experiências de aprendizagem precisam garantir o contato com objetos de conhecimento que favoreçam sua inserção na sociedade.
Evidencia, portanto, a necessidade de uma formação sólida e consciente dos profissionais de Educação Infantil para que possam corresponder a esse objetivo, zelando pelos cuidados e pela educação das crianças.
É necessário também aprofundar os estudos sobre as especificidades do trabalho com as crianças da faixa de zero a cinco anos.
A parceria com a família e com os demais profissionais que se relaciona direta e indiretamente na formação da criança é de suma importância para o seu desenvolvimento integral.
O educador não pode somente trabalhar o aspecto intelectual das crianças como se fossem máquinas; deve sempre proporcionar momentos que as façam crescer, refletir e tomar decisões direcionadas ao aprendizado, visando contribuir para que essas crianças tornem-se cidadãs éticas e capazes de administrar a sua vida adulta.

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